De manhã, o líder do executivo visitou a exposição ‘A idade de ouro do Renascimento português’, que apresenta, pela primeira vez, no Museu do Louvre, cerca de 15 obras cedidas pelo Museu Nacional de Arte Antiga.
Na inauguração desta mostra de pintura portuguesa, António Costa esteve acompanhado pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e pela secretária de Estado Isabel Cordeiro, tendo sido recebido pela nova ministra francesa da Cultura, Rima Abdul Malak.
A seguir a um encontro no Eliseu com Emmanuel Macron, o primeiro-ministro tinha ainda na agenda, ao início da tarde, a inauguração da exposição ‘O resto é sombra’, dos artistas portugueses Pedro Costa, Rui Chafes, Paulo Nozolino, patente no Centro Pompidou.
Para encerrar esta jornada dedicada à cultura em Paris, António Costa vai ainda inaugurar a exposição ‘Gulbenkian por ele próprio, na intimidade de um colecionador’, uma mostra em que várias peças da coleção de Calouste Gulbenkian vão ser expostas no Hotel de la Marine, um museu recentemente renovado e que acolhe a coleção Al Thani.
A Temporada Portugal-França é uma iniciativa de diplomacia bilateral que visa aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países.