“As próximas eleições nacionais vão ser um momento desafiador em que o vosso partido pode reforçar o seu papel na resolução dos problemas que a Grécia enfrenta. Todos precisamos de uma Grécia forte, progressista e capaz de influenciar a mudança na Europa no sentido da prosperidade, da solidariedade e do combate às desigualdades”, acrescentou António Costa, na sua mensagem.
O Congresso do PASOK-KINAL decorreu nos dias 20, 21 e 22 de maio, em Atenas, consagrando a nova liderança de Nikos Androulakis, eleito em dezembro do ano passado
O novo presidente do PASOK-KINAL tinha já reunido, em Lisboa, no passado dia 28 março, com António Costa e vários dirigentes socialistas, num encontro que se destinou a reforçar a cooperação entre os dois partidos da família socialista europeia. Na ocasião, foi anunciado que o Partido Socialista iria colaborar com o seu homólogo grego na elaboração do futuro programa eleitoral, tendo em vista as eleições gerais na Grécia, em 2023.
Entre as reuniões bilaterais então mantidas, realce para um encontro de trabalho com a dirigente socialista e também secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, que teve oportunidade de participar, no âmbito do Congresso, numa conferência dedicada às políticas públicas de habitação.