home

António Costa felicita Caretos de Podence pela classificação de património da UNESCO

António Costa felicita Caretos de Podence pela classificação de património da UNESCO

O primeiro-ministro, António Costa, congratulou-se ontem pela classificação dos Caretos de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecida na quinta-feira pela UNESCO, considerando ser um “motivo de orgulho” para todos os portugueses.
António Costa felicita Caretos de Podence pela classificação de património da UNESCO

“Parabéns aos habitantes de Podence que mantêm viva esta tradição única e aos que contribuíram para a sua valorização internacional, que é um motivo de orgulho para todos os portugueses”, assinalou António Costa.

Também a ministra da Cultura, Graça Fonseca, saudou a decisão tomada pela UNESCO, considerando que a mesma contribui “para reforçar um ativo patrimonial e turístico que excede os limites do território do nordeste transmontano”.

“Os portugueses, em especial os transmontanos, estão, mais uma vez, de parabéns por saberem manter viva uma das suas mais ricas tradições culturais. Esta classificação, que muito honra todo o país, distingue culturalmente a região, mas contribui também para reforçar um ativo patrimonial e turístico que excede os limites do território do nordeste transmontano”, referiu a governante.

Os Caretos de Podence foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre em Bogotá, na Colômbia.

Os tradicionais mascarados do Entrudo Chocalheiro da aldeia do concelho transmontano de Macedo de Cavaleiros passam assim a estar integrados numa lista mundial onde Portugal já tem o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os chamados ‘Bonecos de Estremoz’.

As ‘Festas de Inverno Carnaval de Podence’ foram a única candidatura selecionada pelo Governo português para representar Portugal nesta XIV reunião do Comité Internacional da UNESCO, o organismo das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação.