António Costa felicita arquiteto Aires Mateus
O Prémio Pessoa, iniciativa do jornal “Expresso”, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, é concedido anualmente à personalidade portuguesa que tenha sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país, já na sua 31ª edição.
Manuel Aires Mateus nasceu em Lisboa em 1963 e licenciou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
Foi professor na Graduate Scholl of Design de Harvard e atualmente leciona na Accademia di Architettura de Mendrisio, na Suíça, onde desenvolve uma atividade pedagógica integrada nos seus projetos.
Segundo o júri do galardão, que destaca “a obra pública vasta” de Aires Mateus, “a sua arquitetura é moderna, abstrata e contemporânea”, mas partindo “de uma recolha de formas e materiais vernaculares portugueses, que integra de um modo exemplar”.
Entre as suas obras mais marcantes, figuram a sede da EDP, em Lisboa, o Centro de Criação Contemporânea de Tours, em França, e o Museu de Design e Arte Contemporânea, em Lausanne, na Suíça.