“No dia de arranque oficial dos Jogos Olímpicos envio uma mensagem de orgulho e confiança a toda a Equipa Portugal. Vestem as cores da nossa bandeira e percorre-vos no sangue a coragem, a determinação e a dedicação. Acreditamos na vossa vontade de vencer”, escreve António Costa
Na mensagem, publicada ao início da manhã, o primeiro-ministro manifesta o apoio a toda a delegação, sublinhando as “incertezas e dificuldades importas pela pandemia”.
“As incertezas e dificuldades impostas pela pandemia reforçam o nosso apoio a toda a Delegação e demonstram a vossa excecional capacidade de superação”, diz o líder do executivo socialista, acrescentando: “Os Portugueses acompanham-vos entusiasticamente. Acreditamos no vosso sucesso. Partilhamos os mesmos sonhos. Boa sorte!”.
Também o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que vai representar Portugal na cerimónia de abertura, dirigiu uma palavra de saudação à delegação portuguesa, afirmando esperar que, mesmo com “todas as contingências” resultantes da pandemia, estes Jogos “possam ser vibrantes, apaixonantes, como sempre são, e possamos celebrar a superação desportiva dos atletas da nossa missão”.
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que se realizam um ano depois da data prevista, devido à pandemia global de Covid-19, arrancam hoje, com a realização da cerimónia de abertura no Estádio Nacional da capital japonesa.
Os atletas Telma Monteiro, medalha de bronze no Rio2016, e Nelson Évora, ouro em Pequim2008, serão os dois porta-estandartes da delegação portuguesa, o que acontece pela primeira vez em duplas, numa iniciativa para promover a igualdade de género.