António Costa em Salzburgo para debater migrações
A agenda de trabalho do líder do Governo português tem início na quarta-feira, com um jantar informal, promovido pelo chanceler austríaco, Sebastian Kurz, que exerce atualmente a presidência rotativa do Conselho Europeu.
As propostas recentemente apresentadas pela Comissão Europeia no domínio das migrações, a par da avaliação dos progressos realizados na diminuição das migrações irregulares e na cooperação com países terceiros, serão os temas fortes em debate pelos líderes europeus, ao encontro da expetativa de retomar uma “abordagem construtiva” sobre uma matéria que se tem revestido de elevada sensibilidade no espaço comunitário.
Na cimeira informal de quinta-feira, os 28 líderes europeus irão centrar-se especialmente nas questões de segurança interna da União Europeia, nomeadamente nos progressos para melhorar a cooperação policial e judiciária, e para reforçar a segurança das fronteiras e a resiliência no ciberespaço.
A reunião será presidida pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, contando também com a presença do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
No final da cimeira, terá ainda lugar uma reunião a 27, com o objetivo de analisar, juntamente com o negociador-chefe comunitário, Michel Barnier, o estado das negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia e as próximas etapas do processo.