home

António Costa em Roma na IV cimeira dos países do Sul da Europa

António Costa em Roma na IV cimeira dos países do Sul da Europa

O primeiro-ministro, António Costa, participa esta quarta-feira, em Roma, na IV Cimeira dos países do Sul da Europa, que debaterá, entre outros, temas como a União Económica e Monetária, as migrações e os caminhos para o futuro do projeto europeu.
António Costa em Davos para afirmar Portugal “na primeira linha” dos investidores mundiais

Na cimeira informal, a ter lugar na Villa Madama, na capital italiana, participam, além de António Costa, o Presidente francês, Emmanuel Macron, os chefes de Governo de Itália, Paolo Gentiloni, de Espanha, Mariano Rajoy, da Grécia, Alexis Tsipras, e de Malta, Joseph Muscat, e o Presidente cipriota, Nicos Anastasiades.

Cerca de nove meses após a terceira edição deste encontro entre os países do Sul da Europa, realizada em Madrid, em abril de 2017, os chefes de Estado e de Governo dos sete países voltam a encontrar-se, agora em Roma, sendo um dos principais temas em agenda o aprofundamento da União Económica e Monetária.

No encontro de Madrid, recorde-se, António Costa salientou a posição comum em torno da defesa de uma Europa “centrada nos cidadãos”, capaz de garantir um “futuro de prosperidade, de crescimento e de emprego”, assente na inovação, na energia e no “novo mercado digital”.

A cimeira tem lugar três dias antes de um ministro de um país do sul da Europa assumir pela primeira vez a presidência do Eurogrupo, formalizando-se no próximo sábado a tomada de posse do português Mário Centeno na liderança do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro.

Na reunião, que tem início agendado para as 19h00 locais (18h00 de Lisboa), deverá estar também em cima da mesa a questão da crise migratória, que tem afligido sobretudo a Itália e a Grécia.