António Costa em Davos para afirmar Portugal “na primeira linha” dos investidores mundiais
O chefe do Governo português, que estará acompanhado pelos ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e das Finanças, Mário Centeno, será o principal orador de um almoço promovido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), intitulado “Porquê Portugal e porquê agora”, a realizar na quarta-feira, com a presença de dezenas de potenciais investidores estrangeiros e de editores e diretores de alguns dos mais influentes órgãos de comunicação social internacionais.
António Costa estará depois presente, na qualidade de convidado, no Web Summit reception, iniciativa promovida pelo cofundador e presidente executivo deste evento, Paddy Cosgrave.
Na quinta-feira, o ponto alto do programa do primeiro-ministro português no Fórum Económico Mundial será a sua participação, como orador, numa conferência sobre o futuro da Europa, na qual também discursam a comissária europeia do Comércio, Cecília Malmström, e o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar. Intervindo no painel subordinado ao tema “Novo momento para a Europa”, António Costa apresentará a importância e a necessidade de maior convergência entre os Estados-membros e de reforma na União Económica Monetária (UEM).
António Costa marcará ainda presença numa conferência sobre economia do mar e sustentabilidade ambiental dos oceanos.
Encontro com Presidente de Angola
Na agenda do primeiro dia em Davos, esta terça-feira, à margem do Fórum Económico, António Costa manterá um encontro bilateral com o chefe de Estado de Angola, João Lourenço, no âmbito das relações entre os dois países lusófonos.
O 48º Fórum Económico Mundial reúne até sexta-feira, na cidade suíça de Davos, mais de três mil líderes políticos e económicos a nível global.