António Costa em Atenas e Berlim a preparar cimeira europeia
Na agenda do encontro, promovido por iniciativa do primeiro-ministro grego, estarão temas prementes no debate sobre os atuais desafios europeus, como o desemprego jovem, as relações europeias com vários países, em particular do norte de África, e as políticas dedicadas ao crescimento e investimento económico.
O encontro servirá também para o chefe do Governo português discutir com os parceiros mediterrânicos a estratégia de combate aos perigos e raízes das ameaças terroristas em território europeu, através do investimento na regeneração das periferias urbanas e em políticas de integração, proposta que deverá ser formalmente levada a debate na cimeira de Bratislava.
“Há uma tarefa fundamental para travar esta radicalização, que é haver políticas públicas para periferias urbanas e também políticas de integração”, que passam pela “criação de emprego, de combate à delinquência juvenil e de formação cívica”, propôs António Costa.
Para além do líder do Governo grego, Alexis Tsipras, e do seu homólogo português, estarão também presentes em Atenas os chefes dos Executivos de Chipre, França, Itália e Malta, não participando apenas o primeiro-ministro de Espanha, em virtude das limitações de política externa decorrentes da circunstância de o Executivo espanhol se encontrar em gestão.
No domingo, António Costa prossegue a sua agenda preparatória da cimeira de Bratislava, participando num jantar em Berlim, a convite da chanceler alemã, Angela Merkel.