home

António Costa elogia ação das Forças Armadas “na linha da frente” do combate à pandemia

António Costa elogia ação das Forças Armadas “na linha da frente” do combate à pandemia

António Costa elogia ação das Forças Armadas “na linha da frente” do combate à pandemia

O primeiro-ministro, António Costa, elogiou hoje a “ação” e a “dedicação” das Forças Armadas no combate à pandemia de Covid-19, realçando o papel dos militares portugueses “na linha da frente”, tanto ao nível do acolhimento e tratamento hospitalar de doentes, como na evacuação de lares ou no plano de vacinação.

“Quero aqui prestar homenagem às mulheres e homens das Forças Armadas pela ação empenhada num combate que tem de ser de todo o país, As Forças Armadas têm estado na linha da frente”, salientou António Costa, no final de uma visita ao Hospital Militar de Lisboa, durante a qual esteve acompanhado pelo Presidente da República.

Na visita, em que também foi acompanhado pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pelos secretários de Estado Adjunto e da Defesa, Jorge Seguro Sanches, e dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, o chefe do Governo realçou que o Hospitalar Militar de Lisboa “é um exemplo das importantes contribuições que as Forças Armadas têm dado” no combate à pandemia.

Além da vertente da resposta hospitalar, António Costa observou que as Forças Armadas “deram um apoio em situações dramáticas de evacuação de lares” e estiveram envolvidas num trabalho de formação destinado a profissionais destas instituições.

“As Forças Armadas têm feito um trabalho importante no planeamento, designadamente ao nível do programa de vacinação, assim como ao nível do rastreamento para a identificação das cadeias de transmissão” do novo coronavírus, sublinhou ainda o primeiro-ministro, referindo que este é um exemplo para todo o país.

“Este combate tem de empenhar todo o país, tem de mobilizar-nos a todos, prevenindo as cadeias de transmissão e com um reforço do Serviço Nacional de Saúde”, acrescentou.