home

António Costa destaca processo de desconcentração da administração central

António Costa destaca processo de desconcentração da administração central

O primeiro-ministro, António Costa, presidiu na terça-feira, em São Bento, à reunião do Conselho de Concertação Territorial, que se destinou a fazer um ponto de situação sobre o processo de desconcentração de serviços da administração central do Estado, realçando o caminho que está a ser feito para o desenvolvimento e a coesão regional.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
António Costa

Lembrando que a nova lei que converteu as CCDR em institutos públicos de regime especial, integrados na administração indireta do Estado, veio “dotar estes organismos de autonomia administrativa, financeira e patrimonial”, o líder do executivo socialista acentuou que, com este novo enquadramento, “a concretização, a nível regional, das medidas de política pública” passa a ser assegurada através de contratos-programa.

Continuamos a trabalhar para aperfeiçoar as linhas estratégicas e os programas com incidência no desenvolvimento regional, a bem da coesão e do desenvolvimento do país”, sublinhou.

O Conselho de Concertação Territorial é presidido pelo primeiro-ministro e composto pelos membros do Governo com a tutela das áreas do Planeamento, das Finanças, da Economia, da Cultura, da Educação, da Saúde, do Ambiente, das Infraestruturas, da Coesão Territorial, da Agricultura e das Pescas; por representantes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira, da Associação Nacional de Freguesias e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e das Comunidades Intermunicipais, e pelos presidentes das CCDR.

ARTIGOS RELACIONADOS