home

António Costa deseja manter relação “forte e duradoura” com “velho aliado e amigo”

António Costa deseja manter relação “forte e duradoura” com “velho aliado e amigo”

Esta sexta-feira, 31 de janeiro, marca o último dia da presença do Reino Unido na União Europeia. O primeiro-ministro português, António Costa, garante que as relações entre os dois países vão continuar a ser “fortes e duradouras”.
António Costa em Bruxelas

O primeiro-ministro português assinalou o último dia de presença do Reino Unido na União Europeia, numa mensagem onde lembrou que Portugal vai continuar a ter como sempre teve uma “forte relação” com o “seu velho amigo, aliado ancestral e para sempre parceiro”, uma ligação que António Costa sublinha continuar a ter “todos os ingredientes para se manter forte e duradoura”.

Também o eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira, que é o único português no Parlamento Europeu a integrar o grupo de acompanhamento do ‘Brexit’, lamentou a saída do Reino Unido, classificando-a como uma “página muito triste na história da UE”, alertando, contudo, que agora é preciso “reduzir os danos”, designadamente “protegendo os direitos dos cidadãos”. Lembrando que este é um processo que irá inevitavelmente trazer “prejuízos quer para o Reino Unido, quer para a União Europeia”, bem como para a “nossa capacidade de conjuntamente enfrentarmos os problemas globais”, não deixou, contudo, de assinalar que esta foi uma “escolha dos britânicos”.

Saber olhar para o futuro

Intervindo em Bruxelas, no debate que selou o acordo de saída do Reino Unido, o eurodeputado português agradeceu ainda aos seus congéneres britânicos o “contributo valioso” que deram ao longo de 45 anos para a consolidação e progresso do projeto europeu.

Pedro Silva Pereira mostrou-se convicto que ambos os lados saberão agora olhar para o futuro e estabelecer acordos que “sejam benéficos para os dois lados”, salvaguardando, contudo, como salientou, as “integridades do mercado interno, as nossas normas sociais e ambientais, bem como os direitos dos cidadãos”.

O Parlamento Europeu votou na quarta-feira, em Bruxelas, o Acordo de Saída do Reino Unido da UE, a derradeira etapa formal para a efetiva consumação do ‘Brexit’, que se efetiva esta sexta-feira. No sábado, dia 1 de fevereiro, iniciar-se-á o chamado “período de transição”, até 31 de dezembro de 2020, durante o qual as duas partes negociarão a relação futura.