home

António Costa defende mudança politica na Europa para o fomento do crescimento e emprego

António Costa defende mudança politica na Europa para o fomento do crescimento e emprego

O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, disse hoje em Paris que quer contribuir para forçar na Europa uma mudança política que ponha fim às políticas de austeridade.

António Costa falava à saída do Palácio do Eliseu, onde foi recebido pelo Presidente francês, François Hollande, ocasião que aproveitou também para destacar a importância da confiança e da credibilidade na política.

“Considero que o princípio da confiança e da credibilidade é o valor mais importante que pode existir na política e entendo que, no processo de construção de um programa de Governo, é preciso avaliar as condições de execução desse programa, designadamente ao nível europeu”, declarou António Costa, garantindo que todos os contactos que tem mantido com líderes europeus serão usados para garantir que as medidas prometidas por um futuro Executivo socialista em Portugal possam ser executadas.

Segundo Costa, são já visíveis alguns sinais de mudança em Bruxelas – caso do plano de investimento da Comissão Europeia ou da flexibilidade na interpretação do Tratado Orçamental -, mas é necessário reforçar essa tendência e isso acontecerá, afirmou, também com uma “mudança de política” em Portugal.

Para o secretário-geral do PS, só com essa mudança de políticas Portugal voltará ao processo “sustentado de convergência com a Europa”, que aconteceu até à entrada no euro e que é “urgente retomar”.