home

António Costa abre São Bento ao público com poemas de Sophia

António Costa abre São Bento ao público com poemas de Sophia

As portas da residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, voltam a estar abertas ao público nas comemorações de Abril, com um programa de atividades culturais que inclui um concerto de António Zambujo e leitura de poemas de Sophia de Mello Breyner, cujo centenário do seu nascimento se comemora este ano.
António Costa abre São Bento ao público com poemas de Sophia

Durante a tarde de 25 de abril, a partir das 14h00, António Costa será anfitrião nos jardins de São Bento, acompanhando as diversas atividades e fazendo uma breve intervenção pelas 16h50.

De acordo com o programa, as portas do palacete de São Bento serão abertas pelas 14h00, com animação dos Caretos de Podence, do nordeste transmontano.

Entre as 14h30 e as 19h00, os jardins da residência oficial acolherão vários espetáculos musicais, com destaque para o concerto de António Zambujo (pelas 17h00), a atuação do Grupo Coral Infantil Pequenas Espigas, da Cova da Moura, (pelas 15h00), o punk filarmónico da Fanfarra Kaústica (primeiro às 16h00, numa atuação deambulatória, e depois às e 18h00 no encerramento), e para a Filarmónica da Gafanha da Nazaré – uma das mais antigas do país, que interpretará Zeca Afonso e outros cantores da Revolução de Abril logo na abertura da tarde cultural.

A meio da tarde, atuará a Companhia Nacional de Bailado, apresentando uma versão especialmente concebida para a ocasião de uma das coreografias consideradas “mais importantes” do seu reportório, ‘Savalliana’, de Rui Lopes Graça.

Outro dos destaques da programação do dia será a homenagem a Sophia de Mello Breyner Andersen, com uma leitura de poemas, dirigida pelo diretor do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, feita por Eunice Munoz, Albano Jerónimo, Isabel Abreu, Bruno Nogueira. Matilde Campilho, Carolina Amaral, Teresa Coutinho, além do próprio Tiago Rodrigues.

Serão ainda alvo de distinção outras duas mulheres, a antiga primeira-ministra Maria de Lourdes Pintassilgo e a artista plástica Lourdes Castro, a quem a Casa da Cerca (Centro de Arte Contemporânea) dedica um ‘workshop’ de construção de cartazes e que terá um painel tridimensional em azulejo, da sua autoria, descerrado por António Costa.

Parlamento celebra 45 anos da “Revolução dos Cravos”

A “Revolução do Cravos” será também assinalada pela Assembleia da República, com a habitual sessão solene no hemiciclo, de manhã, e abrindo as portas ao público da parte da tarde.

O presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, abre a sessão solene pelas 10h00, depois de a banda da GNR executar o Hino Nacional, nos Passos Perdidos, dando a palavra aos representantes dos grupos parlamentares, cabendo a Carlos César a intervenção em nome do Partido Socialista. A sessão encerra com as intervenções de Ferro Rodrigues e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sendo assistida pelo primeiro-ministro e membros do Governo.

À tarde, a partir das 15h00, as portas do edifício da democracia serão abertas ao público, podendo os visitantes conhecer os corredores e o interior do palácio, com visitas livres e atividades culturais. Na livraria parlamentar decorrem ‘workshops’ de pintura, com o tema ‘Abril, artistas mil’, e nos corredores da Assembleia está patente a exposição ‘Cinquenta anos a fazer p.arte’, de António Colaço, que inclui a chaimite ‘Palavril’, estacionada em frente ao novo edifício.

Desfile em Lisboa e memorial em Peniche

Também na tarde de quinta-feira, tem lugar em Lisboa o tradicional desfile popular, organizado pela Associação 25 de Abril, que parte do Marquês de Pombal até à praça do Rossio.

O primeiro-ministro, António Costa, marcará ainda presença na Fortaleza de Peniche, onde, pelas 18h30, inaugura um memorial em homenagem aos presos políticos.

Vamos celebrar Abril!