home

António Arnaut / Passaporte Eletrónico

António Arnaut / Passaporte Eletrónico

No dia 19 de abril de 2018, o Partido Socialista fará 45 anos, ao serviço de Portugal, das portuguesas e dos portugueses. Uma História que orgulha todos os socialistas e que está plasmada em rostos e em marcas deixadas na nossa sociedade.
SUSETE PIRES E PORTUGAL MELHOR

Até à data do seu aniversário, o Partido Socialista irá destacar diariamente um rosto que está por direito próprio na História do PS e da Democracia portuguesa, e uma marca impressiva a que o PS está indissociavelmente ligado e que constituiu um avanço significativo para a sociedade portuguesa e para a vida dos cidadãos.
Na edição de hoje, evocamos a figura de António Arnaut, fundador do Partido Socialista e seu Presidente Honorário. Deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, exerceu ainda o cargo de ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, liderado por Mário Soares, tendo sido o autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde, em 1979. É por isso reconhecido como o “pai” do Serviço Nacional de Saúde, uma das maiores conquistas de Abril.
Recordamos também, como marca socialista, a criação, em 2006, do Passaporte Eletrónico Português (PEP), documento de viagem dotado de um chip, de leitura ótica, que armazena os dados identificativos e biométricos do titular, visando um reforço de segurança, a par da desmaterialização e desburocratização de procedimentos.
45 anos de vida do Partido Socialista, ao serviço de Portugal.