home

António Arnaut distinguido com prémio honorário do Ministério da Saúde

António Arnaut distinguido com prémio honorário do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde homenageou ontem António Arnaut com a atribuição de um prémio honorário, distinguindo o seu papel de fundador do Serviço Nacional de Saúde, em cerimónia que decorreu na Assembleia da República.
António Arnaut distinguido com prémio honorário do Ministério da Saúde

Um dos fundadores do Partido Socialista, António Arnaut exerceu o cargo de ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, tendo sido o autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde, em 1979.

Na cerimónia, que assinalou o Dia Mundial da Saúde, foi também atribuído o colar do Prémio Nacional de Saúde ao neurocirurgião João Lobo Antunes, distinguindo a sua “notabilíssima e duradoura” contribuição para o desenvolvimento da ciência médica e da neurocirurgia em Portugal e pelo seu “contributo inequívoco para o prestígio internacional do Sistema de Saúde Português, ao qual prestou os mais relevantes serviços”.

No final da cerimónia, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, anunciou que o Presidente da República irá atribuir a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade a ambos, em cerimónia que ocorrerá no dia 25 de abril.

A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e à causa da liberdade.