home

ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL

ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Portugal destaca-se pela intensa programação e elevada participação. Mais de 1200 iniciativas e cerca de 350 mil participantes colocam o nosso país no pódio europeu.

Notícia publicada por:

ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Na Cimeira do Património Cultural Europeu, que decorreu em Berlim, Alemanha, entre os dias 18 e 24 de junho, Portugal mereceu particular destaque ao ser um dos três países com maior adesão ao Ano Europeu do Património Cultural (AEPC), a par da Alemanha e da Irlanda.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, participou na Cimeira, onde se fez acompanhar pela Diretora-Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, e pelo coordenador nacional do AEPC, Guilherme d’Oliveira Martins.

A Cimeira, que decorreu sob o lema “Partilhando Património – Partilhando Valores” e contou com o Comissário Europeu para a Educação e Cultura, Tibor Navracsics, teve como objetivo envolver e mobilizar entidades públicas e privadas para a agenda do património cultural europeu.

A programação nacional do Ano Europeu do Património Cultural está em permanente atualização, podendo ser efetuadas inscrições de atividades até 31 de dezembro de 2018. Até ao momento, aderiram 83 municípios de todo o país, onde vão decorrer 334 visitas e roteiros patrimoniais, 252 encontros e congressos, 185 exposições, 146 ateliês, 135 espetáculos e muitas outras iniciativas associadas ao património cultural.