Ano de intensa atividade política e responsabilidades acrescidas.
Já a Secretária-geral Adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, afirmou que os socialistas alcançaram o maior resultado de sempre de um partido em eleições autárquicas, conquistando 159 presidências de câmaras e participando em 165 listas vencedoras, salientando que o PS atingiu “todos os seus objetivos” nas eleições autárquicas.
“O PS teve mais votos, mais câmaras, mais freguesias, ganhou as lideranças das associações nacionais dos Municípios Portugueses (ANMP) e de Freguesias (Anafre), foi o mais votado em 16 dos 18 distritos do continente e na Região Autónoma dos Açores. O PS foi ainda o mais votado nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto”, disse Ana Catarina Mendes.
No plano interno, o Partido Socialista homenageou o seu fundador e militante n.º 1, Mário Soares, com quatro conferências onde se debateu o impacto do primeiro Secretário-geral da sua história na sociedade portuguesa, num ciclo de debates intitulado “Celebrar Mário Soares”. Foram muitas as personalidades que a nós se juntaram para conversar sobre “A Resistência”, “A Construção da Democracia”, “A Vocação Europeia” e finalizando com “O Legado”.
Foi também este período que Portugal e o PS organizaram, em conjunto com o Partido Socialista Europeu, o último PES Council. Este Conselho definiu as linhas de orientação política do PES para o atual ano e terminará, no próximo mês de dezembro, com o Congresso do PES, mais uma vez a realizar em Lisboa.
Já em maio deste ano, o PS realizou o 22º Congresso nacional na Batalha, em Leiria. Deste congresso, que renovou o mandato do Secretário-geral, António Costa, aprovou a moção política de orientação nacional “Geração 20/30” e elegeu a nova Comissão Nacional, Comissão Nacional de Jurisdição e a nova Comissão Nacional Fiscalização Económico-Financeira.
No seguimento do 22º Congresso, a Comissão Nacional reelegeu a Secretária-geral Adjunta Ana Catarina Mendes, bem como Edite Estrela como Diretora do Acção Socialista. Como novidade, José Leitão foi eleito Diretor do Portugal Socialista. Esta Comissão Nacional elegeu também a nova Comissão Política Nacional, Secretariado Nacional e Comissão Permanente.
O ano não termina sem o PS realizar a ação “PS em Movimento”, auscultando forças vivas e militantes, por todos os distritos de Portugal continental, deslocando para o efeito dirigentes nacionais e camaradas com responsabilidades governamentais.