André Bradford é o candidato do PS-Açores ao Parlamento Europeu
Falando no final do encontro do PS/Açores, que teve lugar este sábado, na Horta, Carlos César salientou que a escolha representa “uma decisão importante, que prestigia o Partido Socialista nesta eleição, que faz o Partido Socialista ter uma candidatura jovem, dinâmica, consciente dos desafios que as novas gerações têm no contexto europeu, do valor da Europa para o presente e para o futuro da nossa Região”.
O também presidente do partido vincou ainda que o compromisso do PS, “desde há duas décadas”, é “ter um deputado Europeu eleito pelo PS/Açores e esse compromisso, evidentemente, é um compromisso que se mantém nesta eleição”.
Também realçado foi o compromisso do Partido Socialista “com a construção Europeia”, destacando Carlos César, a este respeito, “todas as políticas e medidas que reforcem a coesão territorial, a coesão regional e, nessa medida, o papel de regiões como a nossa – uma região ultraperiférica”.
Defender o futuro dos Açores na Europa
André Bradford disse encarar a candidatura ao Parlamento Europeu “como uma honra e uma enorme responsabilidade”, mas principalmente, “com muito empenho, com muito otimismo e com muita vontade”. Agora, diz “o tempo é de esclarecimento e mobilização para fazer com que os níveis de participação melhorem”. Para além do combate à abstenção André Bradford compromete-se a ser “uma voz política forte em nome dos Açores e dos Açorianos, junto de Bruxelas”.
Já líder dos socialistas açorianos, Vasco Cordeiro, considera, por sua vez, que a escolha “é uma aposta de futuro em relação aquilo que nós queremos dos Açores na Europa e da Europa para os Açores”.
Vasco Cordeiro defendeu que esta decisão traduz “a lucidez com que encaramos a realidade da Região, uma realidade que se alterou profundamente ao longo dos anos, que hoje é muito diferente e que coloca desafios que há 20 anos nem eram sonhados”, acrescentando que “hoje é necessário ter a lucidez, a capacidade e a competência para lidar com esses desafios, saber argumentar a favor dos interesses dos Açores e isso o André Bradford tem”.
André Bradford é licenciado em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e frequentou o doutoramento em Ciências da Comunicação, na UCP.
Entre 2001 e 2008, , integrou o Gabinete do Presidente do Governo dos Açores como assessor para a Cooperação Externa e, posteriormente, como assessor para os Assuntos Políticos. No X Governo Regional dos Açores foi Secretário Regional da Presidência e membro Suplente do Comité das Regiões da União Europeia.
Ainda ao nível europeu, André Bradford foi membro do Comité Permanente da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e Representante Suplente da Região na Assembleia das Regiões da Europa e na Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa.
De 2005 a 2008 André Bradford foi o representante da Região na Comissão Bilateral Permanente do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos.
O candidato do PS/Açores foi eleito deputado ao Parlamento Regional em 2004, 2008, 2012 e 2016, sendo que na atual legislatura foi eleito Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores. Jornalista de formação, André Bradford foi convidado para assessor de imprensa Secretário Regional da Agricultura e Pescas, de novembro de 2000 a novembro de 2001.