André Bradford apela ao envolvimento dos jovens no projeto europeu
André Bradford falava à margem do Fórum Geração Europa, uma iniciativa da JS/Açores, que teve lugar no Cine Teatro Lagoense, onde abordou ‘O Papel da Juventude no Futuro da Europa’.
“Julgo que os jovens, e há registo disso, não têm sido, em eleições anteriores, das faixas etárias aquela que mais participa nas eleições Europeias; contudo, e perante o que está em jogo nestas eleições, julgo ser da maior importância que eles sintam vontade em participar”, referiu.
Para o candidato socialista, o projeto europeu atravessa uma “fase complexa”, em que a sua própria manutenção, “tal e qual como nós temos assistido e temos vindo a conhecer, se apresenta de difícil conceção”.
Perante esta realidade, André Bradford sublinha que “para garantir uma Europa sem fronteiras, pacificada, aberta e que se prolongue no tempo, de forma a subsistir, é fundamental que os jovens participem”.
“Os jovens acrescentam ao Projeto Europeu aquilo que tem sido a sua vivência, em que facilmente contactam uns com os outros, em que as fronteiras não são importantes, em que é possível procurar informação noutros locais, em que há uma partilha e pertença maior desse sentimento comum de construir um ideal Europeu em conjunto”, referiu.
Sobre a iniciativa levada a cabo pela Juventude Socialista dos Açores, “é prova da vontade de participação e de envolvimento dos jovens neste processo de construção do futuro da Europa”, considerou o candidato às Europeias, que, ao longo dos últimos meses, tem percorrido todas as ilhas dos Açores, contactando e procurando envolver os jovens açorianos.
Biodiversidade dos Açores acrescenta valor Ambiental à Europa
Já na cidade da Horta, André Bradford defendeu, durante uma visita ao Jardim Botânico do Faial, que a biodiversidade dos Açores “acrescenta valor Ambiental à União Europeia”.
O candidato socialista salientou que este Centro Ambiental, cuja missão está ligada à conservação e estudo da flora natural e à divulgação científica, “destaca-se ao nível da comunidade escolar”, pelo “papel muito relevante no âmbito da educação ambiental e também da preservação e conservação das espécies”.
Contando com cerca de 10 mil visitantes por ano, o Jardim Botânico do Faial tem contado com o apoio, através de projetos financiados, do programa ‘Life’, ao nível da União Europeia.
“Este é um caminho que já tem sido percorrido e que importa intensificar e continuar a percorrer nos próximos anos, uma vez que a conservação das espécies é também uma forma de vincarmos a nossa identidade e de prosseguirmos neste esforço de sustentação ambiental que nos caracteriza e é um dos nossos patrimónios fundamentais enquanto territórios pertencentes à União Europeia e que acrescentam valor à biodiversidade da União Europeia”, realçou.
“Isso tem de ser valorizado, como tem sido, por nós, também recorrendo a apoios existentes na União Europeia, um caminho que prosseguirei ao longo dos próximos cinco anos, enquanto for o representante dos Açores no Parlamento Europeu”, assegurou o candidato socialista.