Ana Hatherly
O desaparecimento daquela que alguém designou como “a pintora das palavras” constitui uma enorme perda para a Cultura portuguesa, nas suas múltiplas facetas, seja como escritora, ensaísta e poeta, como tradutora ou como artista plástica. Pessoalmente, tive a felicidade de poder contar com o seu apoio e sua presença nas comissões de honra das minhas candidaturas à Câmara Municipal de Lisboa. Associo-me a este momento de desgosto e perda para Cultura portuguesa.
António Costa
Secretário-geral do PS
Ana Hatherly nasceu no Porto em 1929. Poeta, ensaísta, artista plástica e professora universitária, dedicou-se à Poesia Visual e ao Barroco como corrente literária.
Licenciada em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez estudos cinematográficos na London Film School e doutorou-se em Literaturas Hispânicas na Universidade de Berkeley. Foi professora na escola de artes visuais Ar.Co, na Escola Superior de Cinema e no departamento de Estudos Portugueses da FCSH/NOVA, onde cofundou o Instituto de Estudos Portugueses. Foi ainda uma das fundadoras do PEN Clube Português e tem o nome inscrito na criação das revistas “Claro-Escuro” e “Incidências”.
Faleceu esta quarta-feira em Lisboa. Contava 86 anos.