home

Ana Catarina Mendes considera que reavaliar a lei do aborto pode pôr em causa conquistas …

Ana Catarina Mendes considera que reavaliar a lei do aborto pode pôr em causa conquistas …

Ana Catarina Mendes defendeu hoje que reavaliar a lei do aborto porque “talvez se tenha ido longe demais”, como propôs o líder do PSD, pode pôr em causa conquistas “essenciais” de dignidade e saúde.

“Esta foi uma lei pela qual a sociedade portuguesa lutou durante muitos anos, foi alvo de um referendo e de um amplo debate na sociedade portuguesa”, disse à Lusa Ana Catarina Mendes, acrescentando que a lei representa duas coisas essenciais.
“A primeira é a dignidade para consigo própria e a segunda é poder realizar uma interrupção da gravidez em condições de saúde que não a coloquem em perigo”, explicou a deputada.
“Essas duas conquistas não podem hoje ser colocadas em causa sob pena de estarmos a retroceder significativamente na sociedade portuguesa no que diz respeito aos direitos fundamentais do cidadão”, sublinhou.
Em declarações à Rádio Renascença, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu que a última lei do aborto aprovada pelo Parlamento – que despenaliza a Interrupção Voluntária da Gravidez até às dez semanas – pode “ter ido um pouco longe demais” e tem de ser reavaliada, admitindo a possibilidade de realização de um novo referendo sobre a matéria.
Uma proposta que Ana Catarina Mendes considerou “um olhar conservador” e “um retrocesso neste momento”.