home

Almeida Santos homenageado pelo Ministério da Justiça

Almeida Santos homenageado pelo Ministério da Justiça

O homem que “construiu a nova história” da democracia, após o 25 de Abril, e que “teve uma vida intensa e pode vivê-la até ao último minuto”. Foi desta forma que António Costa evocou António de Almeida Santos, no final de uma cerimónia organizada pelo Ministério da Justiça, na passada sexta-feira, para homenagear o antigo ministro da pasta entre 1976 e 1978.
Almeida Santos homenageado pelo Ministério da Justiça

“Toda esta homenagem é, no mínimo, merecida e devida a Almeida Santos”, afirmou o primeiro-ministro, que disse ter sido “surpreendido” pela notícia do falecimento do presidente honorário do PS e antigo presidente da Assembleia da República, quando cumpria uma visita oficial a Cabo Verde, por sinal um dos países para cujo processo de independência Almeida Santos protagonizou um papel de relevo.

António Costa recordou o legado de Almeida Santos na pasta da Justiça, destacando a importância dos diplomas relativos ao Estatuto do Ministério Público, à reforma do Código Civil e à legislação administrativa que obriga as entidades a fundamentar os atos praticados.

Na cerimónia, onde marcaram presença as principais figuras ligadas ao sector da justiça e se pode assistir a uma atuação de fado de Coimbra, assinalando uma dimensão cultural muito acarinhada pelo homenageado, intervieram ainda, evocando o percurso de vida de Almeida Santos, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e o antigo reitor da Universidade de Coimbra, professor Rui Alarcão.