home

Ajustamento orçamental é feito indo ao bolso dos portugueses

Ajustamento orçamental é feito indo ao bolso dos portugueses

O Partido Socialista acusou o Governo de fazer ajustamento orçamental “indo ao bolso dos portugueses”.
Após a divulgação da síntese orçamental do mês de agosto, o coordenador para as questões de economia da bancada do PS, Rui Paulo Figueiredo, afirmou, na Assembleia da República, que mais uma vez ficou provado que Portugal “tem um Governo que não consegue diminuir a despesa e que faz consolidação orçamental indo ao bolso dos portugueses”.
“Temos a despesa a aumentar em 3,3 por cento em termos homólogos. O Governo já terá dito que tal se deve à reposição de salários, mas a verdade é que as aquisições de bens e serviços e as transferências correntes continuam a aumentar. Por outro lado, as despesas estruturais que seriam cortadas, afinal, não o foram”, explicou.
“Até agora zero de contratos assinados, zero de contratos aprovados em Conselho de Ministros e zero de poupanças”, alertou.
Do lado da receita, Rui Paulo Figueiredo disse que se verifica “um aumento brutal da arrecadação fiscal”.
“Saudamos tudo o que tenha a ver com combate à fraude e evasão fiscal, mas os dados dizem-nos que temos antes um aumento da arrecadação do IRS em quase de 12 por cento. Ao mesmo tempo, temos as prestações sociais a caírem”, acrescentou.