home

AGENDA DO TRABALHO DIGNO E O PROJETO-PILOTO SEMANA 4 DIAS. É POSSÍVEL E CONSEGUIMOS!

AGENDA DO TRABALHO DIGNO E O PROJETO-PILOTO SEMANA 4 DIAS. É POSSÍVEL E CONSEGUIMOS!

Foram esta semana apresentadas as conclusões finais do projeto-piloto da semana de 4 dias lançado em 2023 pelo Governo do Partido Socialista.

Este projeto piloto foi lançado no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, uma agenda realista e futurista, um marco importante da governação socialista.

Uma Agenda que honra o compromisso permanente com os Trabalhadores e com a convicção de que a valorização de quem trabalha é a base do nosso crescimento coletivo e de que a conciliação da vida pessoal, familiar e pessoal é decisiva para esta valorização.

O projeto-piloto da semana de 4 dias foi lançado exatamente para testar e avaliar novas formas de organização do trabalho e de promoção da conciliação.

A projeto foi de adesão voluntária, tendo participado 41 empresas de vários setores, localizadas em todo o país, abrangendo cerca de mil trabalhadores.

Participaram organizações de várias áreas, incluindo indústria, comércio, educação, consultoria, ciência, tecnologia, ação social e até uma creche.

Uma curiosidade: a maioria das empresas que participaram são lideradas por Mulheres.

As empresas tiveram apoio técnico e formação suportada pelo IEFP e acompanhamento por parte dos Professores Pedro Gomes e Rita Fontinha, que coordenaram o projeto-piloto, sempre em articulação com a nossa Equipa.

Em cada uma das organizações foi definido o modelo de implementação adaptado a cada uma das empresas, tendo havido em média uma redução de 13% do horário de trabalho, sempre com acordo dos Trabalhadores, sem qualquer redução do salário (o que era, aliás, pressuposto do projeto).

Resultados?

A testagem deste projeto demonstrou, de forma evidente, as vantagens de novas formas de organização de trabalho focadas no bem-estar dos Trabalhadores, com impactos diretos na sua motivação, disponibilidade, inovação e produtividade.

Naturalmente, são adaptações exigentes, que exigem planeamento, avaliação e customização, mas os resultados extremamente positivos ultrapassam largamente as dificuldades.

A implementação da semana de 4 dias implicou na maioria das situações reorganização de processos, diminuição de tempo em reuniões, reformulação de sistemas informáticos, criação de automatismos, novos blocos de trabalho e de turnos.

Da parte das Empresas, todas avaliaram positivamente o projeto, destacando a sua importância no contexto das relações laborais em Portugal, bem como as melhorias operacionais e de desempenho dos trabalhadores.

Prova disto é que a maioria das empresas participantes decidiu, aliás, não voltar ao modelo que tinha anteriormente.

Da parte dos Trabalhadores, constatou-se uma evidente redução da exaustão e desgaste, redução de sintomas negativos de saúde mental, melhoria da saúde mental e física, melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e aumento da satisfação, sobretudo, com o tempo livre.

Em média, os Trabalhadores equipararam a semana de 4 dias a um aumento de salário de 28%!…

Hoje vivemos, no dia-a-dia, com muitas conquistas no mundo do trabalho que damos como adquiridas e que geraram muita contestação ao longo do tempo.

Basta pensar na presença das Mulheres no mundo do trabalho…

As conquistas que conseguimos nos últimos 50 anos, mas o tanto que ainda falta conseguir.

As mudanças – mesmo quando evidentes – demoram e têm de ser aceleradas.

Temos de ter a coragem de dar os saltos necessários para nos realizarmos como sociedade.

Por isso, este projeto-piloto é um salto de gigante que demostra que é possível reorganizarmos o tempo de trabalho, a forma como conciliamos a vida pessoal e a vida profissional, um fator decisivo para atrair e fixar talento em Portugal.

Trabalhadores com direitos, com orgulho, realizados, valorizados, com tempo para si, sem medo, com salários justos são Trabalhadores criativos, produtivos, inovadores, são a alma das organizações.

As empresas que fazem dos Trabalhadores a sua alma crescem mais e melhor.

Por isso, este projeto-piloto tem de ser uma base de aprendizagem para os próximos saltos necessários, nomeadamente incentivos para acelerar estas mudanças decisivas, customizadas, naturalmente, em função das diferentes realidades.

É preciso dar mais asas e não parar esta missão de garantir mais Vida com melhor Trabalho!

O Partido Socialista aqui estará sempre a liderar esta Agenda do Trabalho Digno e das transformações necessárias para Vidas numa sociedade com direitos e sentido.

ARTIGOS RELACIONADOS