home

Agenda do Conselho Europeu está desligada da realidade

Agenda do Conselho Europeu está desligada da realidade

Secretário-geral do Partido Socialista sustentou que os cidadãos querem ouvir uma discussão séria para o combate à crise.

Na intervenção do debate de preparação do Conselho Europeu, que se inicia amanhã, António José Seguro criticou os temas em agenda, alertando para o facto de que a mesma se deveria centrar em matérias de combate à crise. “Não digo que algumas das matérias não tenham implicação e consequência na vida dos cidadãos, o que digo e repito é que hoje os cidadãos deviam estar a olhar para a Europa e a assistir a uma discussão séria sobre quais os mecanismos, políticas e decisões que a União Europeia devia tomar para fazer a sua parte no combate à crise”, disse, acrescentando que há situações que necessitam de uma resposta imediata.

“Quer a Europa continuar com o único banco central do mundo que está impedido de emitir moeda? Quer a Europa combater esta crise sem ter pelo menos a possibilidade de atribuir uma licença bancária ao Mecanismo Europeu para poder ajudar, nem que seja por um período curto, os Estados-membros em dificuldades?”, questionou o secretário-geral do PS. António José Seguro relembrou a importância da “mutualização de uma parte das dívidas soberanas”, vincando que “a ação em conjunto é muito mais eficaz que o somatório das partes”.