Aeroporto de Lisboa recebe nome de Humberto Delgado
Na conferência que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, explicou a decisão do Governo, a dois dias da data em que se assinalam os 51 anos sobre o assassinato do “General sem Medo”.
“Foi uma figura maior da oposição ao regime da ditadura”, realçou o ministro, sublinhando também que o general “teve um papel muito relevante na área da aviação civil”. Pedro Marques recordou ter sido Humberto Delgado quem presidiu à fundação da TAP e que “por isso é muito justa esta atribuição do nome ao aeroporto”.
O Governo adotou assim a proposta da Câmara de Lisboa, aprovada por unanimidade a 11 de fevereiro de 2015, quando o atual primeiro-ministro, António Costa, liderava a autarquia da capital.
Humberto Delgado nasceu a 15 de maio de 1906 em Boquilobo, Torres Novas. Militar de carreira, no sector da aeronáutica, presidiu à fundação da TAP em 1945, sendo responsável pela criação das primeiras linhas aéreas de ligação ao exterior, promovendo e dignificando o papel de Portugal no mundo.
Em 1958, acedendo ao convite da oposição democrática, apresentou-se como candidato independente às eleições presidenciais, ficando popularmente conhecido como o “General sem Medo”.
Foi assassinado a 13 de fevereiro de 1965, numa cilada montada pela polícia política do Estado Novo. Em 1990, foi promovido a título póstumo a marechal da Força Aérea, e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional.