home

Acordo com a Embraer tem “significado muito especial para Portugal”

Acordo com a Embraer tem “significado muito especial para Portugal”

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou, a propósito do investimento que Portugal vai receber da Embraer, empresa brasileira que está entre os maiores produtores do sector da aviação, que “este investimento tem um significado muito especial para Portugal”, e que é “absolutamente decisivo para a modernização de uma economia e para a sua afirmação no contexto da economia global”.

Em entrevista ao Jornal de Negócios e RTP, José Sócrates e o presidente do Brasil, Lula da Silva, falaram sobre o acordo assinado entre o Governo português e a empresa brasileira, assim como sobre a aposta nos bio-combustíveis e o novo acordo ortográfico.

“Vamos entrar na indústria da aviação comercial. Há muito que perseguíamos esse objectivo”, afirmou José Sócrates, acrescentando que “ter ou não ter “cluster”, no que diz respeito à engenharia e aos materiais, é absolutamente decisivo para a modernização e afirmação da economia portuguesa no contexto global.

O primeiro-ministro sustentou que o investimento da Embraer é percursor de outros investimentos e afirmou que o “cluster” aeronáutico “vai trazer inovação à indústria e à economia portuguesas”.

Quando questionado sobre a aposta do Governo nos bio-combustíveis, José Sócrates garantiu que a vai manter, tal como a Europa decidiu após ter feito os estudos necessários e ter concluído que”não há razão para sairmos deste trilho e de utilizarmos estes combustíveis como alternativa ao petróleo”.

Sobre o acordo ortográfico, o primeiro-ministro salientou que “é de enorme importância para o português”, mostrando-se satisfeito com o acordo feito com o Brasil e os outros países de expressão lusófona“. Se nos entendermos quanto ao léxico técnico e científico, isso será de grande benefício para todos”, afirmou José Sócrates, acrescentando que vê preferencialmente o acordo “como um elemento de potenciação da língua e de afirmação de um espaço linguístico comum”.