home

Acesso gratuito à Cultura para jovens de 18 anos

Acesso gratuito à Cultura para jovens de 18 anos

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, presidiram à apresentação pública da iniciativa “És Cultura18”, integrada no projeto mais votado do Orçamento Participativo Portugal (OPP) 2017, que vai permitir um ano de acesso gratuito a um conjunto de eventos e espaços culturais a todos os jovens que completem 18 anos em 2018.
Acesso gratuito à Cultura para jovens de 18 anos

A medida foi já publicada em Diário da República, assegurando a entrada gratuita num conjunto de museus, palácios e teatros nacionais a partir deste mês, até abril de 2019, com a possibilidade, ainda em estudo, de prorrogar a sua aplicação.
“Para terem acesso a esta medida, basta aos jovens nascidos em 2000 apresentar o Cartão de Cidadão”, explicou o secretário de Estado da Cultura, que apresentou a iniciativa, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, referindo que a lista dos eventos e equipamentos englobados consta de um site específico (escultura.opp.gov.pt) criado para o projeto.
Integrante do projeto “Cultura para Todos”, um dos grandes vencedores do OPP 2017, esta medida representa “uma oferta cultural muito variada, heterogénea e completa”, sublinhou ainda Miguel Honrado.

Democratizar o acesso à Cultura
O objetivo do “És Cultura18”, realçou o governante, é afirmar a cultura como “algo estruturante na formação dos cidadãos”, referindo que “este projeto contribui também para uma dessacralização no seu acesso”.
Miguel Honrado fez ainda notar que o número de projetos dedicados à área cultural, no OPP 2017, é “uma prova de que os cidadãos estão muito atentos a esta área e querem tê-la perto de si”.
No mesmo sentido, o ministro da Cultura, Castro Mendes, referiu que o Governo “quer a aproximação efetiva dos cidadãos à Cultura e da Cultura aos cidadãos”, enaltecendo o projeto, que se integra plenamente neste objetivo.
A segunda edição do Orçamento Participativo – OPP 2018 – tem inscrita no Orçamento do Estado uma verba global de cinco milhões de euros, um aumento de dois milhões face a 2017, sendo dedicada à evocação do 25 de Abril, data até à qual as propostas podem ser submetidas.