Abandono escolar atinge mínimo histórico e ultrapassa meta europeia
O abandono escolar atingiu em 2020 o valor mais baixo de sempre, tendo descido de 10,6% em 2019 para 8,9%, ultrapassado a meta europeia, que definia uma taxa de Abandono Precoce de Educação e Formação de até 10% para o ano transato. Considerando apenas Portugal continental o valor foi ainda mais baixo, situando-se nos 8,4%.
Os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), foram saudados pelo Ministério da Educação, recordando que já em 2019 o país tinha “evoluído muito favoravelmente”, de 11,8% para 10,6%, então também um mínimo histórico.
“Os resultados mostram uma evolução constante, firme e extraordinariamente notável do país, naquele que é considerado pela Comissão Europeia como um dos principais indicadores da performance dos sistemas educativos”, refere a tutela, em comunicado.
O gabinete de Tiago Brandão Rodrigues lembra ainda que quando este indicador começou a ser apurado, há duas décadas, Portugal registava valores próximos dos 50%, que ultrapassavam em cerca de 30% a média europeia.
Se a tendência de redução se mantiver, o Governo estima que Portugal consiga registar, este ano, um valor de abandono escolar precoce abaixo da média da União Europeia.
“Estes resultados são ainda mais marcantes considerando que coincidiram com um aumento muito considerável do emprego jovem, nos últimos anos, já que poderia constituir um estímulo para o não prosseguimento de estudos desta franja da população, e com a situação pandémica vivida neste último ano”, acrescenta.
O atual contexto de pandemia representa, aliás, um desafio acrescido para este percurso, que Portugal tem vindo a consolidar ao longo dos últimos anos, razão pela qual, foi determinado pela tutela educativa que, mesmo em período de confinamento, as crianças e jovens em risco serão recebidas presencialmente nas escolas.
No comunicado, o Ministério da Educação saúda ainda as comunidades educativas pelos resultados positivos, destacando a necessidade de prosseguir este caminho, através do aprofundamento das iniciativas têm contribuído para o combate ao abandono, sendo disso exemplo o programa TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária), o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, o Apoio Tutorial Específico, a aposta no ensino profissional e na educação inclusiva, e a autonomia e flexibilidade curricular.