home

“A procura excede a oferta, um sinal de confirmação da capacidade de financiamento da …

“A procura excede a oferta, um sinal de confirmação da capacidade de financiamento da …

Pedro Silva Pereira garantiu hoje que Portugal “não tem nenhuma razão” para não assegurar as condições de financiamento nos mercados internacionais, sublinhando que o movimento da subida dos juros “não foi específico” para o país.

“O movimento de subida dos juros que hoje se verificou da parte da manhã não foi específico para Portugal, aconteceu em relação a diversos pauses europeus e, segundo as últimas notícias, encontram-se já a cair”, disse Pedro Silva Pereira no ‘briefing’ semanal do Conselho de Ministros.
Silva pereira afiançou que “Portugal não tem nenhuma razão para pensar que não mantém todas as condições de assegurar [condições de] financiamento no mercados internacionais, bem pelo contrário”.
A este propósito, Silva Pereira lembrou que as “operações bem sucedidas” nos recentes leilões de dívida pública portuguesa demonstram que “a procura excede a oferta, um sinal de confirmação da capacidade de financiamento da economia portuguesa e da confiança que a economia portuguesa continua a suscitar”.
Silva Pereira congratulou-se, a propósito, com “as primeiras notícias extraordinariamente positivas sobre a execução orçamental em 2011 do lado da receita”.
Assim, “temos razões para afirmar a nossa confiança que Portugal fará a sua parte para conseguir os resultados ao nível da execução orçamental e isso contribuirá para a confiança dos mercados internacionais e para o financiamento da dívida portuguesa”.