home

“A preocupação é combater a crise económica”

“A preocupação é combater a crise económica”

Francisco Assis defendeu, no final de um encontro com José Sócrates para a preparação do Conselho Europeu, que se realiza quinta e sexta-feira, que a prioridade dos Governos deve ser o combate à crise: “a preocupação é combater a crise económica. É uma opção por prioridades que me parece a mais correcta”.

O líder parlamentar do PS sublinhou que em primeiro lugar há que combater a crise económica, continuando “a injectar dinheiro na economia” e desenvolvendo “uma política séria de investimento público”, para, assim, “relançar a economia e contrariar a crise”.

 “A seguir, quando a crise estiver ultrapassada, haverá que ter a preocupação de resolver o problema do défice”, acrescentou o líder da bancada socialista, enfatizando a necessidade de não inverter as prioridades, porque “são as finanças públicas que têm de estar ao serviço da economia e a economia ao serviço da sociedade”.

“Não é agora a economia que tem que ser subordinada à preocupação dogmática com o equilíbrio das finanças públicas”, concluiu Carlos Zorrinho, considerando que se a opção fosse no sentido de uma preocupação restritiva no domínio orçamental, estar-se-ia a acentuar a crise.