home

“A obrigação do Estado não é apenas dar educação a todos. …

“A obrigação do Estado não é apenas dar educação a todos. …

José Sócrates fez hoje uma defesa veemente do investimento na escola pública como factor decisivo para a igualdade de oportunidades.

Ver vídeo…

José Sócrates falava no final da cerimónia que assinalou a conclusão das obras de requalificação da Escola Secundária Pedro Nunes, na zona da Estrela, e que contou com a presença da ministra da Educação, Isabel Alçada, e do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.
Na sua intervenção, José Sócrates considerou “exemplar” a forma como decorreram as obras naquela escola secundária, já que conciliaram a memória da arquitectura do antigo liceu “com o futuro”.
No plano político, José Sócrates referiu que o programa de requalificação arrancou com quatro escolas secundárias piloto e que em 2008 se alargou para requalificação de mais cem.
“Hoje, com o arranque da terceira fase, assinámos contratos para a requalificação de mais 104 escolas. Queremos requalificar todas as nossas escolas num curto espaço de tempo”, disse, frisando que este programa também dinamiza a economia “e dá mais oportunidades às empresas”.
“Estamos a fazer investimentos na escola pública e com isso servimos o ideal democrático. Não há ideal mais nobre nas democracias modernas do que a ambição da educação para todos”, declarou.
Sócrates citou depois a Constituição da República, em que se estabelece que “o dever do Estado é dar educação a todos”.
“Mas, nos tempos que correm, a obrigação do Estado não é apenas dar educação a todos. É também a de dar uma boa educação a todos. Todos sabemos a importância que a educação tem para o sucesso económico e como fator decisivo de igualdade de oportunidades”, apontou.
“O país em que acredito é aquele que dá mais oportunidades aos seus cidadãos. Não desisto de um país que quer ter igualdade de oportunidades no acesso à educação, o que só se consegue se houver investimento na escola pública”, acrescentou.