home

“A nossa capacidade de vencermos as dificuldades não depende de um só partido ou do Governo …

“A nossa capacidade de vencermos as dificuldades não depende de um só partido ou do Governo …

O PS pediu hoje o PSD para esclarecer se reafirma o seu compromisso com a adesão de Portugal à zona euro, manifestando “perplexidade” com a recusa dos sociais-democratas face ao novo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

 

Ver vídeo…

A posição foi transmitida pelo porta-voz socialista, Fernando Medina, numa conferência de imprensa, em que transmitiu a “surpresa” do PS em relação à recusa do PSD em aceitar as medidas apresentadas sexta-feira por José Sócrates, em Bruxelas, durante a última cimeira da zona euro.
“Vemos com incompreensão e perplexidade que o maior partido da oposição, num momento tão crítico para uma batalha tão decisiva, recusa-se ao mais elementar caminho de diálogo relativamente a opções absolutamente fundamentais”, declarou Fernando Medina.
Segundo o porta-voz do PS, “além das questões da forma ou da ausência de alternativas, o que está em causa é se o PSD reafirma o seu compromisso com a nossa pertença à zona euro”.
“A pertença à zona euro tem regras – e uma delas é cumprirmos um défice orçamental abaixo dos três por cento. Esse processo exige obviamente uma discussão, abertura para a negociações dos caminhos para lá se chegar, mas não se pode iludir os portugueses sobre a necessidade de se caminhar nesse sentido”, declarou o porta-voz do PS.
De acordo com Fernando Medina, os socialistas encaram com “apreensão as mais recentes declarações do PSD, porque, invocando um suposto desconhecimento [face às medidas], omite a realidade dos factos”.
“Tudo num momento em que nos encontramos a travar uma batalha importante na Europa e também em Portugal pelo nosso futuro coletivo. A nossa capacidade de vencermos as dificuldades não depende de um só partido ou do Governo sozinho, mas da nossa capacidade coletiva de fazermos os entendimentos necessários para as situações serem ultrapassadas”, acrescentou.