A mais importante das reformas é a da descentralização
António Costa, falando no concelho de Azambuja, afirmou que a descentralização de competências é uma das prioridades do Governo e que “as autarquias terão “um papel essencial na melhoria do ensino” em Portugal.
António Costa, que intervinha durante uma iniciativa de apoio a Luís de Sousa, o candidato socialista Câmara Municipal da Azambuja, afirmou que “a descentralização de competências é umas das reformas do estado mais importantes. Acreditamos nos autarcas e no que eles poderão fazer com mais competências e com mais meios”, atestou.
Abordando o tema da descentralização de competências para as autarquias no setor da educação, o secretário-geral do PS disse também que “o Estado não se irá demitir das suas funções no setor da Educação e nem as Câmaras municipais irão mandar nas escolas, mas contamos com os autarcas para ajudar neste processo, até porque eles já demonstraram que o conseguem fazer e bem”.
Sobre a situação do país, António Costa afirmou ainda que a situação económica do país está melhor e destacou o facto de o défice do ano passado “ser o mais baixo da história da democracia”.
“Tivemos um défice histórico e no próximo ano também. Estamos a crescer mais e com menos dívida e com isso poderemos melhorar a vida das pessoas”, concluiu.