home

A favor da Paz e da Democracia na Região do Sahel

A favor da Paz e da Democracia na Região do Sahel

O Partido Socialista apoia os seus partidos irmãos no Mali, o ADEMA-PASJ do Presidente interino do Mali, Dioncounda Traoré, e do RPM liderado por Ibrahim Boubacar Keita, na defesa das instituições democráticas do país, da sua integridade territorial e da segurança dos seus cidadãos.

Nesta conjuntura difícil , quando, o Mali, se encontra sob a ameaça de forças terroristas e rebeldes, o PS saúda e demonstra o seu apoio aos esforços multilaterais para ajudar o governo do país.

Identificamo-nos, também, com as iniciativas que têm sido promovidas pela CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental) e pela União Africana e com a Resolução 2085 aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, a qual defende o estabelecimento de uma missão internacional liderada por países africanos no Mali (AFISMA).

Reconhecemos e elogiamos, igualmente, a vontade declarada e a disponibilidade dos países de África em assumirem a liderança na resolução deste conflito.

Consideramos que a resposta aos apelos feitos pelo Presidente da República Francesa, François Hollande e pelo seu Governo quanto ao envio de tropas, bem como a assistência rápida que deu, no quadro do Conselho de Segurança da ONU, ajudarão a garantir que o território do Mali estará livre de perturbação, ocupação e violência.

Para o PS são de grande preocupação os relatórios por parte do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados e da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras sobre o número crescente de pessoas deslocadas e sobre o número de feridos no Mali.

Por fim, o PS não quer deixar de sublinhar os esforços que a Internacional Socialista desenvolveu, nos últimos dias na região do Sahel, ao contactar os seus partidos membros e apoiamos, igualmente, o debate sobre estas questões agendado para a próxima reunião do Conselho da IS que terá lugar em Cascais, Portugal, de 4 a 5 de Fevereiro.

Acreditamos que a discussão em torno destes assuntos contribuirá, também, para os esforços internacionais, a favor da paz e da democracia no Mali, bem como para a segurança em toda a região.”