home

“A Estratégia Nacional de Energia reside no aumento da produção de electricidade a partir …

“A Estratégia Nacional de Energia reside no aumento da produção de electricidade a partir …

O Governo aprovou hoje uma resolução que concede às Redes Energéticas Nacionais (REN) uma zona piloto na região Oeste para a exploração da energia das ondas, tendo como meta a produção de 250 megawatts até 2020.

A resolução foi apresentada no final do Conselho de Ministros pelo titular da pasta da Economia, Vieira da Silva, que adiantou que a zona piloto, que ficará próxima de São Pedro de Moel, terá uma extensão de cerca de 20 quilómetros.

“Uma das componentes essenciais da Estratégia Nacional de Energia reside no aumento da produção de electricidade a partir de energias renováveis, subindo o seu peso no complexo global energético do país. Portugal tem vindo a desenvolver de forma intensa o seu parque eólico, tem planos para maximizar a exploração de energia hídrica, tem objectivos ambiciosos no plano da energia solar, mas também estamos interessados em explorar as imensas potencialidades da energia das ondas”, adiantou Vieira da Silva.

A resolução prevê que a zona piloto atinja 250 megawatts em produção de energia até 2020, visando diversificar as fontes energéticas renováveis e formar um cluster energético industrial ligado às actividades do mar e da energia.

Vieira da Silva salientou que a energia das ondas “tem uma tecnologia ainda em fase menos madura do que as outras energias renováveis”.

“A concessionária [a REN] irá depois proporcionar a atribuição de licenças às empresas que estão interessadas em desenvolver as diferentes tecnologias que existem para a captação da energia das ondas. As empresas poderão assim explorar as diferentes tecnologias e depois colocar na rede o resultado em termos de produção eléctrica”, referiu o ministro da Economia.