“A escola tem de estar na linha da frente das mudanças tecnológicas”
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje, durante o debate quinzenal, o investimento de 400 milhões de euros na modernização tecnológica das escolas, defendendo que a Educação tem de estar na linha da frente das mudanças tecnológicas.
Durante o primeiro debate quinzenal da nova sessão legislativa, que teve como tema de fundo as políticas sociais, ambientais e económicas, José Sócrates frisou que a aposta que o Governo tem feito no Plano Tecnológico da Educação pretende colocar as escolas na linha da frente das mudanças tecnológicas, que não podem dispensar as tecnologias da informação, como o e-learning, uma vez que produzem mais interesse no aluno.
O Governo vai investir nos próximos anos 400 milhões de euros na instalação de Internet e de quadros interactivos em todas as salas de aula, no aumento da velocidade da Internet em banda larga e o “projecto Magalhães”, para a distribuição de computadores a crianças do Ensino Básico.
José Sócrates afirmou durante a sua intervenção que o Governo quer que “os cidadãos que entrem daqui a 15 anos no mercado de trabalho já não tenham dificuldades por desconhecerem inglês ou por não estarem preparados para usar novas tecnologias”.