A beleza dos números
Mais do que nunca o exercício da cidadania passa pela interpretação de números, indicadores, taxas, estatísticas. Ter uma opinião política ou social, o simples ato de votar, exige ter uma opinião formada. Para isso, é preciso saber “ler os números”.
Quando os argumentos eleitorais se esgrimam nos programas económicos, como vamos testemunhando, é fundamental que os portugueses sejam capazes de os avaliar.
Na melhor altura, o Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa, inaugura a exposição ‘Pordata Viva: o poder dos dados’. O objetivo é provar a crianças e adultos que os dados estatísticos não são um bicho-de-sete-cabeças.
Jogos multimédia sobre dados estatísticos, gráficos que apelam à participação do público e filmes que mostram a evolução do Portugal moderno, são algumas das experiências que convidam os visitantes a partilhar, a partir de factos estatísticos, emoções e reflexões.
Ao longo da exposição, pensada para as famílias, todos podem participar em atividades dinâmicas e interativas, onde se percebe como evoluíram indicadores fundamentais do país, quanto pesa o Produto Interno Bruto de cada país na União Europeia ou as balanças comerciais dos países europeus.
A exposição Pordata Viva está aberta ao público até ao final do ano.
*Consultora de comunicação