home

A austeridade continua

A austeridade continua

Eurico Brilhante Dias

Eurico Brilhante Dias considerou hoje “habitual” o resultado da 10ª avaliação da troika ao programa de assistência financeira a Portugal. “A avaliação é positiva e a austeridade continua”, afirmou o secretário nacional do Partido Socialista em conferência de imprensa.

“O 10º exame regular termina como terminou o 9º. Em 2014, os portugueses vão sofrer cortes nas pensões, cortes nos salários e cortes no Estado social”, sintetizou. A conclusão do 10º exame regular “é a confirmação da trajectória da austeridade para 2014 e é também a confirmação de que o governo fala a diferentes vozes”.
O dirigente do Partido Socialista sublinhou que o vice-primeiro-ministro fez várias referências ao facto do programa de assistência financeira terminar dentro de cinco meses, mas a ministra das Finanças apenas “deixou incertezas” porque “o governo fala a diferentes vozes”.

“A pergunta que se põe é se Portugal terá ou não outro programa com outra condicionalidade. Quanto a isso o governo apenas deixou incertezas e aquilo que deixou hoje aos portugueses foi apenas incerteza e mais incerteza quanto ao futuro, sem ter dirigido uma palavra àqueles que mais sofrem, os desempregados”, disse Eurico Brilhante Dias