home

PS exige que se ponha cobro às falhas dos serviços de Emergência Médica

PS exige que se ponha cobro às falhas dos serviços de Emergência Médica

O Partido Socialista vai requerer os resultados dos inquéritos às falhas no Serviço de Emergência Médica e quer que o ministro da Saúde assuma a responsabilidade de ter transformado o serviço “em algo que gera a maior intranquilidade nas pessoas”.

O anúncio foi feito hoje pelo vice-Presidente da bancada socialista, José Junqueiro, que lembrou que o ministro da Saúde foi confrontado há dois dias com as falhas na Emergência Médica durante uma audição no Parlamento e revelou “completa ignorância sobre os resultados dos inquéritos e inspeções pedidas”, insistindo que o governante tem de assumir as suas responsabilidades. “O PS vai requerer institucionalmente o resultado desses inquéritos, dessas inspeções, para que o senhor ministro não possa lavar novamente as mãos como Pilatos, para que compreenda que o Serviço de Emergência Médica não pode ter falhas, é para salvar vidas, tal como os controladores aéreos não podem ter falhas, porque estão vidas em jogo”, afirmou o deputado socialista. Para José Junqueiro, “não se trata só de uma responsabilidade política, trata-se já neste caso de matéria de consciência e o senhor ministro tem de perceber que deve assumir imediatamente as suas responsabilidades, não se pode refugiar atrás de inquéritos, de inspeções, dos quais o país até ao dia de hoje não tem nenhum conhecimento”.

Álvaro Beleza, secretário nacional do PS e médico, afirmou também hoje sobre este assunto que “nunca pode falhar VMER em nenhum local onde está estacionada porque, se isto falha, falha o essencial. É inacreditável como continuam a acontecer estes acidentes e estas tragédias humanas e virem dizer que há taxas de quase 100%. É de quem não percebe o que se está a tratar, conclui”