home

Queda do PIB contraria "mensagens de euforia" do Governo

Queda do PIB contraria "mensagens de euforia" do Governo

O PS considerou que a diminuição de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao trimestre anterior deve servir de alerta para o Governo parar com as mensagens de euforia e com os cortes nos rendimentos dos portugueses.

De acordo com o deputado Pedro Marques, os dados conhecidos “devem servir de importante aviso à navegação para o Governo, em particular, e para aqueles que foram embandeirando em arco, com o que aconteceu nos trimestres anteriores”. O deputado instou o Governo a “parar com o tipo de mensagens de euforia” e a “parar com esta política dos cortes para evitar resultados como este”, argumentando que o que mudou entre o último trimestre de 2013 e o primeiro de 2014 foi a adoção de 4 mil milhões de euros de cortes.

“Esta é infelizmente a economia portuguesa à saída da ‘troika’”, disse Pedro Marques, lembrando as “expressões e as referências triunfais de milagre económico e as exportações como o porta-aviões da recuperação do país, que não ajudaram nada à situação do país”. O PS, concluiu o deputado, vai manter a “mesma prudência” em relação a trimestres anteriores e “esperar que a economia portuguesa possa sair rapidamente desta situação”.