home

Aumento da ADSE é um autêntico imposto

Aumento da ADSE é um autêntico imposto

“O Governo acaba de diminuir em 1% o salário dos trabalhadores da Função Pública abrangidos pela ADSE e outros subsistemas de saúde”, afirmou o secretário nacional do PS, João Proença, numa reação ao aumento da contribuição para a ADSE de 2,5% para 3,5%, que disse ser “um autêntico imposto”.
João Proença adiantou que a esta subida dos descontos para a ADSE somam-se os recentes aumentos do IVA e da taxa social única, “numa política continuada de empobrecimento e de diminuição de salários e pensões”. Para o dirigente socialista, trata-se de “uma medida que em nada se justifica, porque o primeiro-ministro explicou que não tinha a ver a com a sustentabilidade financeira. É um autêntico imposto”. João Proença reiterou que o PS quer uma ADSE “financeiramente equilibrada”, mas recusa que esta “contribua para aumentar as receitas do Estado”.
O dirigente socialista desafiou ainda o Governo a aproveitar o Conselho de Ministros de amanhã para revelar quais os compromissos que assumiu na carta de compromissos com o FMI, alertando que a coligação de direita tem assumido como objetivo uma maior desregulação laboral e pôr em causa a contratação coletiva.