home

“Não podemos dispensar nem cidadania nem democracia”

“Não podemos dispensar nem cidadania nem democracia”

Jorge Sampaio apelou hoje à continuidade de iniciativas como a Convenção Novo Rumo para Portugal.
Iniciativas como esta Convenção têm de ser duradouras, estáveis e com base no pluralismo”, afirmou.
 
O ex-Presidente da República defendeu a necessidade “de antecipar desafios que as mudanças acarretam”, cruzando “saberes experiências e pontos de vista” para renovar “a confiança dos cidadãos nos partidos”.
 
Sampaio considerou, ainda, urgente a luta “contra o fechamento das estruturas partidárias”, de forma “permanente, travada no longo prazo e também no quotidiano”.
 
“Portugal está a braços com uma crise séria”, considerou o ex-Secretário-geral do PS, defendendo que é necessário “pensamento político profundo, informação atualizada, debate democrático sério, sentido ético exigente e visão política renovada”.
 
“Não há vida em sociedade sem política, mas a política esvaziada de cidadãos autodestrói-se e só pode causa miséria”, disse.
 
Jorge Sampaio afirmou hoje que a “situação de crise só pode ser enfrentada no quadro de uma Europa consciente dos seus valores”. “Não podemos dispensar nem cidadania nem democracia”, considerou.
 
“Temos de ter uma visão clara da Europa que queremos. Portugal tem de ser parte ativa na procura de soluções. Só votando se pode começar o novo rumo para o país”, concluiu.