home

Défice orçamental aumentou 1.400 milhões de euros num mês

Défice orçamental aumentou 1.400 milhões de euros num mês

O défice aumentou 1.400 milhoes de euros face ao mês anterior. Em termos de variação face a 2013, conclui-se que há um aumento de todas as rubricas da despesa, com excepção da despesa com pessoas e com prestações sociais, bem como das dívidas do Estado.

“Depois de tantos cortes e de tantos anúncios de reduções, a despesa do Estado continua a aumentar mês após mês na aquisição nos bens e serviços, transferências, subsídios e juros (mais 325 milhões de euros só no ultimo trimestre)” disse o dirigente socialista Óscar Gaspar.

No entanto, e apesar da situação social calamitosa, “constata-se que no primeiro quadrimestre do ano há uma redução de todas as prestações sociais”: o subsidio de desemprego reduziu-se 13,2% quando mais de metade dos desempregados nao tem nenhum apoio social, o Complemento Solidário para Idosos caiu 13,7% e o abono de família recua 5,9%. O dirigente socialista chamou também a atenção para o “aumento bastante significativo do lado da receita fiscal, nomeadamente do IRS, com aumento de 9,9%”. O que significa que  “à semelhança do que aconteceu nos últimos anos, pode haver uma redução dos valores nominais do défice, não há uma verdadeira consolidação orçamental”, afirmou Oscar Gaspar.

“O Estado volta aumentar as dívidas por pagar, que já ultrapassam os dois mil milhões de euros em abril” e “há ainda uma série de fenómenos que aconteceram em abril que permitem mascarar um pouco os valores nominais mas são questões pontuais e extraordinárias”. Óscar Gaspar referia-se nomeadamente à venda de aviões F16 à Roménia, de serviços da Parque Escolar e pagamento das subconcessoes da estradas de Portugal.