home

Cortes na Saúde foram o dobro do exigido pela troika

Cortes na Saúde foram o dobro do exigido pela troika

O secretário nacional socialista Álvaro Beleza lembrou esta terça-feira, o primeiro dia de greve dos médicos, que os cortes que o Governo fez na área da Saúde “são o dobro do que era exigido no acordo da troika”.

Álvaro Beleza manifestou a compreensão do Partido Socialista quanto à indignação dos médicos e acusou o Governo de nada ter feito, nos últimos três anos, para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

“O PS, que fundou o Serviço Nacional de Saúde, que defende um SNS de qualidade, acha indesculpável não se ter feito nada nos últimos três anos para a sua sustentabilidade”, defendeu.

Álvaro Beleza, que considera que “o mais grave é o garrote no Serviço Nacional de Saúde”, alerta que “há uma política que está a prejudicar os serviços públicos para entregar os serviços de saúde a serviços privados”.

O dirigente socialista considera que “quem tem estado em greve tem sido o Governo”, acrescentando que este é um Executivo “de reação e não de ação”.

Todos os cortes na área da Saúde são “um atraso civilizacional e os portugueses têm de dizer ‘basta’”, asseverou.

Álvaro Beleza destacou, ainda, que, se não fosse o esforço diário de todos os profissionais da área, “o serviço público de Saúde estaria muito pior”.