home

José Luís Carneiro: PSD tem o dever de transparência perante o país

José Luís Carneiro: PSD tem o dever de transparência perante o país

O cabeça-de-lista do PS pelo distrito de Braga, José Luís Carneiro, elogiou o “grande sentido de responsabilidade” do Secretário-Geral socialista perante o país, afirmando que, pelo contrário, o líder do PSD é devedor de uma posição de “transparência e clareza democrática”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
José Luís Carneiro

Falando no almoço-comício que reuniu muitos socialistas em Guimarães, José Luís Carneiro reiterou que Luís Montenegro deve essa clarificação ao país sobre se a AD viabilizará um Governo do PS, caso o PS ganhe as eleições sem maioria absoluta.

“Temos tido muitos cidadãos que vêm ao nosso encontro e nos dizem ‘cuidado, porque nós temos informações diversas de que eles andam a negociar nas costas dos portugueses uma futura aliança mesmo com aqueles que são contra os valores constitucionais que nós defendemos'”, alertou, a propósito, o candidato socialista.

Para José Luís Carneiro, as democracias “vivem hoje tempos muito exigentes” e “muito difíceis”, que se traduzem, como sucedeu nos Estados Unidos ou no Brasil, por um crescimento da direita extremista e radical, sublinhando que o PS tem, como já teve em outros da sua história, um “importante desafio” pela frente, o de “reabilitar a relação de confiança dos cidadãos com a sua democracia e as suas instituições”.

“E só um voto no PS pode travar os extremismos, porque o PS é o partido que salvaguarda os valores constitucionais desde 1976”, frisou.

José Luís Carneiro desafiou ainda os partidos da direita a visitarem os 14 municípios do distrito de Braga, para testemunharem o investimento público que está a ser feito em setores como a saúde, mobilidade, educação ou infraestruturas.

“Ouvimos a direita negar as evidências daquilo que se consegue ver em todos os territórios deste distrito. Neste momento, temos no distrito de Braga mais de 840 milhões de euros de investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, afirmou, destacando o papel “de grande responsabilidade” que Pedro Nuno Santos teve em vários investimentos no distrito, designadamente na área da habitação e dos transportes.

Na primeira intervenção, na qualidade de anfitrião do evento, o autarca de Guimarães destacou as qualidades políticas que distinguem Pedro Nuno Santos.

“Humildade, saber ouvir, percorrer o terreno, saber que se fez muito mas ter consciência que ainda há sempre também muito para fazer, ou que tudo o que se fez nem sempre correu bem”, disse Domingos Bragança.

“Com a nossa ação temos de surpreender, temos de saber inovar”, completou, referindo a importância de ligar Guimarães “à futura estação ferroviária de alta velocidade”.

No mesmo sentido, o presidente da Federação de Braga do PS, Frederico Castro, chamou a atenção para o facto de haver ainda muitos eleitores indecisos que importa conquistar, dirigindo um elogio também ao cabeça de lista socialista por este círculo eleitoral, José Luís Carneiro, destacando a “sua enorme sensibilidade política”.

ARTIGOS RELACIONADOS