home

OE será de investimento e de “contas certas” para preservar a credibilidade e o futuro do país

OE será de investimento e de “contas certas” para preservar a credibilidade e o futuro do país

O Secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este sábado que o Orçamento do Estado para 2022 será pautado, como tem sido desde 2016, pelo reforço do investimento e do rendimento das famílias portuguesas, mas mantendo o rigor nas contas públicas que é imprescindível para a credibilidade e o futuro do país.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
António Costa, Comissão Nacional do PS

Intervindo na reunião da Comissão Nacional do PS, que se realizou esta manhã, em Lisboa, poucas horas depois de o executivo socialista ter aprovado a proposta orçamental para o próximo ano, António Costa lembrou que esta tem sido a pedra de toque de todos os orçamentos do Governo do PS ao longo destes últimos seis anos – a conciliação do aumento dos rendimentos e do investimento com “uma sã gestão das contas públicas” – reiterando o desafio central para o país de não colocar em risco sua credibilidade externa.

“É essa credibilidade internacional de um país com finanças públicas que vão sendo sãs que permite continuar a atrair investimento direto estrangeiro. Este ano vamos conseguir bater o recorde de atração de investimento direto estrangeiro em Portugal, apesar de todas as incertezas que existem na economia ao nível global”, sustentou, reforçando a mensagem: “É essa credibilidade internacional que em caso algum pode ser posta em risco”.

De acordo com António Costa, foi “com essa folga” financeira , resultante da boa gestão das contas públicas, que o país pode “enfrentar com força a pandemia da Covid-19”, da mesma forma que, agora que o país está em momento de viragem, a recuperação económica e social não pode perder de vista “que sem contas certas não há futuro”.

“E nós já provámos ao longo destes seis orçamentos que é possível, simultaneamente, termos orçamentos amigos do investimento, que melhorem as condições de vida das pessoas e haver uma gestão das finanças públicas responsável, que controla o défice e com a preocupação de redução do endividamento”, defendeu.

Pacto pelas novas gerações

Um dos temas a que António Costa dedicou particular atenção no seu discurso, prendeu-se com a prioridade que o Governo socialista irá dar, no OE para 2022, à discriminação positiva das novas gerações em matéria fiscal, propondo “um pacto” às empresas para valorizar e aproveitar “a geração mais qualificada do país”.

“Há um pacto a fazer com as empresas. As empresas têm de fazer um esforço progressivo no aumento significativo dos vencimentos a pagar à geração mais qualificada. E para dar tempo às empresas para fazerem esse ajustamento, o Estado também está a alargar o IRS jovem de três para cinco anos, tornando-o automático e diminuindo a tributação ao longo dos anos”, começou por referir.

No entanto, para o líder socialista, essa medida de diminuição da tributação “não pode servir como pretexto para as empresas não aumentarem os salários dos jovens à custa dessa redução fiscal”.

“É um pacto que temos de ter com as empresas. O Estado cobra menos [impostos], mas as empresas têm de pagar mais a quem lá trabalha”, acrescentou.

Este é o momento de relançamento do partido

Na sua intervenção, que foi aberta à comunicação social, António Costa fez também uma análise do resultado das eleições autárquicas de 26 de setembro, sublinhando que, se é claro que o PS “ganhou as autárquicas, qualquer que seja o critério de análise dos resultados eleitorais”, maior número de presidências de Câmara e de Juntas de Freguesia, mais votos e mais mandatos, mantendo as presidências da ANMP e da ANAFRE, das Juntas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, estes resultados também convidam a uma reflexão interna e a saber escutar, “com humildade”, a voz dos cidadãos.

“Muitos dirão que é normal e que algum dia teríamos de começar a ter um resultado não melhor do que o anterior. Foi desta vez. Mas também temos menos votos e menos mandatos. Portanto, é um momento em que o partido deve refletir e ponderar bem sobre o que aconteceu nas eleições autárquicas”, disse.

O líder socialista apontou ainda, aprofundando a análise, que se em muitas autarquias as causas de se ter perdido “serão sobretudo locais”, em outras “não são seguramente locais e há uma explicação nacional para esses resultados”.

“É importante que façamos essa reflexão, porque estamos há seis anos no Governo, ganhámos sucessivamente as eleições a que nos temos apresentado desde então e é importante que o partido saiba escutar a voz dos cidadãos”, declarou.

António Costa advogou, neste sentido, que se ouça a voz dos cidadãos “com humildade”, tendo em vista “corrigir o que deve ser corrigido, incentivar o que deve ser incentivado e acelerado o que merece ser acelerado”.

“Este é o momento. Por isso, este debate de hoje na Comissão Nacional é muito importante, porque é o momento de relançamento da atividade do partido para os próximos dois anos até ao final da legislatura”, concretizou.

ARTIGOS RELACIONADOS