home

PS sempre presente nos grandes combates do país

O Secretário-geral do PS, António Costa, recordou um ‘slogan’ do fundador Mário Soares para assegurar que os socialistas estarão na linha da frente pela recuperação da economia do país, enquanto prossegue “a batalha pela saúde” contra pandemia a covid-19, tal como esteve sempre presente nos maiores combates pela democracia portuguesa.

António Costa reconhece que o aniversário do PS acontece, este ano, “num momento particularmente difícil” do país, mas salienta que o partido também nasceu num desses momentos.

“Como sempre aprendemos com Mário Soares, ‘quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS’. E agora, que a luta está quente, o PS vai em frente”, afirmou António Costa, num vídeo divulgado nas redes sociais, no âmbito das comemorações do 47º aniversário do Partido Socialista, fundado em 19 de abril de 1973, em Bad Munstereifel, na Alemanha.

O líder socialista começou por referir algumas das conquistas do Governo do PS nos últimos quatro anos, como a criação de 350 mil novos postos de trabalho, o crescimento acima da média da União Europeia ou, em 2019, o primeiro excedente orçamental em democracia, a par da continuada redução da dívida pública.

“Nos últimos quatro anos fizemos um esforço extraordinário para retirar o país da crise profunda onde estava, devolver esperança, devolver confiança”, destaca António Costa, deixando uma garantia a quem pense que este trabalho poderá ser posto em causa pela ameaça extraordinária da pandemia com que o país se defronta.

“Até parece que vamos ter de recomeçar tudo do princípio, mas não vamos”, afirma o líder socialista.

Para António Costa, é preciso, em primeiro lugar, superar este desafio novo: vencer “a batalha” contra o vírus, ocasião para evocar, também, o legado de outro fundador do PS, António Arnaut, ‘o pai’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Graças ao nosso SNS estamos a vencer esta batalha, com os seus profissionais, mas também com essa ideia inspiradora de António Arnaut, nós temos estado a vencer esta batalha. E vamos vencê-la”, assegura, lembrando que este é um inimigo que “não ameaça só a saúde”.

“Põe em causa aquilo que construímos no emprego, na economia e nas nossas finanças públicas. Mas agora, é também tempo de não só continuar a batalha pela nossa saúde, pela nossa sobrevivência, mas também para que a economia possa de novo retomar a sua trajetória, sustentar emprego, repor rendimento, e construirmos de novo um esforço de relançamento”, refere.

O Secretário-geral do PS elenca ainda algumas das “muitas lutas” do partido, começando pela liberdade, a construção do Estado de direito democrático ou o processo de integração europeia.

“Vivíamos uma longa ditadura e o PS nasceu para combater essa ditadura, construir a liberdade e a democracia. E vencemos, pouco mais de um ano depois, o 25 de Abril triunfava”, apontou.

“O estado social que fomos construindo, desde a universalização das pensões, ao Serviço Nacional de Saúde, ao desenvolvimento do pré-escolar, todas as prestações sociais, o desenvolvimento económico, o desenvolvimento tecnológico, a modernização do país, um Estado mais amigo, mais responsável, mais próximo do cidadão, mais simplificado. Foram muitas as lutas do Partido Socialista”, refere.

António Costa termina com uma saudação a todos os socialistas: “Muitos parabéns por estes 47 anos que temos construído juntos e porque vamos continuar a construir juntos o nosso PS”.

Programa digital

O PS comemora o seu 47º aniversário no próximo domingo, 19 abril, com uma programação inteiramente digital.

Devido à situação de pandemia da Covid-19 no país, e seguindo as recomendações de distanciamento social, as comemorações do 47º aniversário do Partido Socialista decorreram com um programa inteiramente digital, incluindo a difusão de mensagens através das redes sociais e um conjunto de conversas e debates por videoconferência.

A iniciativa ‘Diálogos Entre Gerações’ proporcionou uma conversa entre dos fundadores do Partido, Alberto Arons de Carvalho, e a Secretária-geral da Juventude Socialista, Maria Begonha, sob a moderação da deputada Rosário Gamboa, assim como uma conversa entre o dirigente histórico do Partido, Manuel Alegre, a jovem escritora Filipa Martins e a estudante de Relações Internacionais Filipa Maia, dinamizada por Guilherme W. D’Oliveira Martins.

No dia do seu aniversário, no domingo, o PS convidou a uma reflexão sobre o futuro da vida política, promovendo a conferência ‘Democracia vs Populismo’, com a participação de António Costa Pinto, Marina Costa Lobo, Carlos Jalali, José Santana Pereira e João Marecos, debatendo as tendências, os sucessos e os riscos enfrentados pelas democracias, bem como os novos desafios colocados pela pandemia que está a mudar o mundo.