home

Uma nova atitude para convergir com a Europa

Uma nova atitude para convergir com a Europa

Uma nova atitude para convergir com a Europa

Os desequilíbrios económicos internos à União Europeia ou à Zona Euro travam o crescimento potencial dos Estados-membros, levam a uma degradação da coesão no espaço da União, e prejudicam a estabilidade da moeda única.

O programa Novo Impulso para a Convergência na Europa é um compromisso resultante de uma proposta feita pelo PS ao Partido Socialista Europeu (PSE). Visa identificar e ultrapassar bloqueios das economias europeias, introduzindo mecanismos inovadores de apoio e avaliação de programas.

É preciso acabar com a ideia que “reformas estruturais” significam reduzir direitos e a privatizar setores estratégicos. Essas reformas foram seguidas em Portugal e noutros países, e os resultados estão à vista: o crescimento é baixo, o desemprego é inaceitável e os direitos sociais foram reduzidos sem haver ganhos reais de competitividade.

Para o PS, cada Estado-Membro deve adotar um programa específico aos seus bloqueios nacionais. O PS defenderá a criação de um programa deste tipo e garantirá que Portugal estará na primeira linha para dele poder beneficiar. Para relançar o crescimento sustentado, Portugal precisa de investir na:

  • Recuperação do défice histórico das qualificações;
  • Modernização do Estado;
  • Renovação urbana inteligente e a eficiência energética;
  • Inovação empresarial;
  • Redução do endividamento das empresas.